Desde s\u00e9culo passado at\u00e9 os nossos dias, o mundo tem presenciado uma ascens\u00e3o do papel representado por organiza\u00e7\u00f5es da <\/b>sociedade civil que, cada vez mais, s\u00e3o instrumentos de express\u00e3o dos anseios da popula\u00e7\u00e3o. No Brasil n\u00e3o \u00e9 diferente. Aqui tamb\u00e9m presenciamos o aumento do protagonismo da sociedade civil e de suas organiza\u00e7\u00f5es. Por\u00e9m, para que essas institui\u00e7\u00f5es consigam continuar representando os desejos e pensamentos da popula\u00e7\u00e3o de forma independente, precisam contar com o apoio dos indiv\u00edduos, n\u00e3o s\u00f3 com doa\u00e7\u00e3o de tempo, trabalho, conhecimento e influ\u00eancia, mas tamb\u00e9m\u00a0com recursos financeiros. Por isso, s\u00e3o t\u00e3o importantes as pesquisas.<\/p>\n
Compreender o doador e promover campanhas e comunica\u00e7\u00e3o eficientes.<\/p>\n
Publicado pelo IDIS, o relat\u00f3rio Giving Report 2018 Brasil faz parte de uma s\u00e9rie internacional, produzida pela Alian\u00e7a Global da CAF, uma rede mundial de organiza\u00e7\u00f5es que trabalham nas fronteiras da filantropia e da sociedade civil. A s\u00e9rie tamb\u00e9m inclui relat\u00f3rios sobre a Austr\u00e1lia, Bulg\u00e1ria, Canad\u00e1, \u00cdndia, R\u00fassia, \u00c1frica do Sul, Estados Unidos e Reino Unido. Esta \u00e9 a segunda edi\u00e7\u00e3o desta cole\u00e7\u00e3o exclusiva de relat\u00f3rios por pa\u00edses.<\/p>\n
Relembrando a edi\u00e7\u00e3o de 2017 do Retrato da Doa\u00e7\u00e3o no Brasil:<\/strong><\/p>\n Giving Report Brasil 2017 country-giving-report-2017-brasil<\/a><\/p>\n A medida que a s\u00e9rie cresce, poderemos analisar as tend\u00eancias da doa\u00e7\u00e3o pela primeira vez: o por qu\u00ea e como as pessoas de diferentes idades e grupos sociais doaram em diferentes pa\u00edses; o modo como eles doam e a quem eles ajudam, al\u00e9m de compreender melhor a participa\u00e7\u00e3o das pessoas em atividades sociais e c\u00edvicas, al\u00e9m de doa\u00e7\u00f5es financeiras e voluntariado.<\/p>\n A metodologia deste\u00a0relat\u00f3rio<\/strong> se baseia em dados coletados pelo YouGov a pedido da CAF.\u00a0No Brasil foram feitas 1.022 entrevistas online<\/strong> entre 2 de agosto e 31 de agosto de 2018. O levantamento foi conduzido por um parceiro de pesquisas online do YouGov.\u00a0Devido ao grau de penetra\u00e7\u00e3o da internet no Brasil (45%), a amostra \u00e9 representativa da popula\u00e7\u00e3o urbana e \u00e9 ajustada aos dados demogr\u00e1ficos conhecidos da popula\u00e7\u00e3o, incluindo idade e g\u00eanero.<\/p>\n Confira a\u00a0edi\u00e7\u00e3o 2018 do Giving Report Brasil 2018\u00a0 – Retrato da Doa\u00e7\u00e3o no Brasil<\/strong><\/p>\n CAF-Brazil-Report-2018-Final<\/a><\/p>\n Principais conclus\u00f5es<\/strong> IDIS:\u00a0 https:\/\/www.idis.org.br\/publicacoes\/<\/a><\/p>\n
\nAs principais conclus\u00f5es de nossa an\u00e1lise sobre doa\u00e7\u00f5es individuais no Brasil s\u00e3o as seguintes:
\n\u0084\u0084 As pessoas no Brasil continuam a doar dinheiro no mesmo ritmo registrado em 2017. Sete em cada dez (70%) doaram dinheiro nos \u00faltimos 12 meses, seja a uma organiza\u00e7\u00e3o social, a uma igreja ou organiza\u00e7\u00e3o religiosa, ou patrocinando algu\u00e9m.
\n\u0084\u0084 As causas mais populares permanecem as mesmas do ano passado, com aproximadamente metade dos doadores (52%) apoiando organiza\u00e7\u00f5es religiosas\/igrejas.
\n\u0084\u0084 A quantia t\u00edpica doada (mediana) ou patrocinada pelos que fizeram doa\u00e7\u00f5es nos \u00faltimos 12 meses \u00e9 de R$200.
\n\u0084\u0084 A doa\u00e7\u00e3o em dinheiro \u00e9 o m\u00e9todo mais comum, sendo utilizado por cerca de dois ter\u00e7os dos doadores (68%).
\n\u0084\u0084 As principais raz\u00f5es para doar permanecem inalteradas desde 2017. \u201cPorque faz com que se sintam bem\u201d \u00e9 a raz\u00e3o mais comum para a doa\u00e7\u00e3o, com metade das pessoas citando esse motivo.
\n\u0084\u0084 De forma consistente com os resultados de 2017, mais de metade das pessoas (53%) fez trabalho volunt\u00e1rio nos \u00faltimos 12 meses.
\n\u0084\u0084 A maioria dos entrevistados considera que o impacto das organiza\u00e7\u00f5es sociais no Brasil \u00e9 positivo para as comunidades locais, para o Brasil como um todo e internacionalmente.
\n\u0084\u0084 \u201cTer mais dinheiro\u201d \u00e9 o fator mais citado pelos pesquisados como est\u00edmulo para as pessoas doarem mais tempo, bens ou dinheiro nos pr\u00f3ximos 12 meses (57%).<\/p>\n