Warning: Declaration of Jetpack_IXR_Client::query() should be compatible with IXR_Client::query(...$args) in /home2/volunt94/public_html/wp-content/plugins/jetpack/vendor/automattic/jetpack-connection/legacy/class-jetpack-ixr-client.php on line 54
Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home2/volunt94/public_html/wp-content/plugins/jetpack/vendor/automattic/jetpack-connection/legacy/class-jetpack-ixr-client.php:0) in /home2/volunt94/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1831
Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home2/volunt94/public_html/wp-content/plugins/jetpack/vendor/automattic/jetpack-connection/legacy/class-jetpack-ixr-client.php:0) in /home2/volunt94/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1831
Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home2/volunt94/public_html/wp-content/plugins/jetpack/vendor/automattic/jetpack-connection/legacy/class-jetpack-ixr-client.php:0) in /home2/volunt94/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1831
Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home2/volunt94/public_html/wp-content/plugins/jetpack/vendor/automattic/jetpack-connection/legacy/class-jetpack-ixr-client.php:0) in /home2/volunt94/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1831
Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home2/volunt94/public_html/wp-content/plugins/jetpack/vendor/automattic/jetpack-connection/legacy/class-jetpack-ixr-client.php:0) in /home2/volunt94/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1831
Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home2/volunt94/public_html/wp-content/plugins/jetpack/vendor/automattic/jetpack-connection/legacy/class-jetpack-ixr-client.php:0) in /home2/volunt94/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1831
Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home2/volunt94/public_html/wp-content/plugins/jetpack/vendor/automattic/jetpack-connection/legacy/class-jetpack-ixr-client.php:0) in /home2/volunt94/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1831
Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home2/volunt94/public_html/wp-content/plugins/jetpack/vendor/automattic/jetpack-connection/legacy/class-jetpack-ixr-client.php:0) in /home2/volunt94/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1831
{"id":762,"date":"2012-03-27T17:11:54","date_gmt":"2012-03-27T17:11:54","guid":{"rendered":"http:\/\/grupodevoluntariadoempresarial.wordpress.com\/?p=762"},"modified":"2012-03-27T17:11:54","modified_gmt":"2012-03-27T17:11:54","slug":"opiniao-das-empresas-sobre-os-resultados-da-pesquisa-perfil-do-voluntario-no-brasil","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/voluntariadoempresarial.org.br\/opiniao-das-empresas-sobre-os-resultados-da-pesquisa-perfil-do-voluntario-no-brasil\/","title":{"rendered":"Opini\u00e3o das empresas sobre os resultados da pesquisa “Perfil do Volunt\u00e1rio no Brasil”"},"content":{"rendered":"
No encontro de fevereiro v\u00e1rias empresas debateram pontos importantes destacados na pesquisa. Conhe\u00e7a as opini\u00f5es dos gestores de programas de voluntariado empresarial:<\/p>\n
Observando na pesquisa o perfil do volunt\u00e1rio no Brasil, o que mais chamou a aten\u00e7\u00e3o do grupo e que pode trazer novos rumos para as quest\u00f5es do voluntariado empresarial? <\/strong><\/p>\n
Algumas quest\u00f5es gerais foram apresentadas:<\/p>\n
\n
Apresenta\u00e7\u00e3o do conceito e a maneira como as pessoas podem tornar-se volunt\u00e1rias;<\/li>\n
Aten\u00e7\u00e3o para as motiva\u00e7\u00f5es dos volunt\u00e1rios;<\/li>\n
Import\u00e2ncia da valoriza\u00e7\u00e3o\u00a0 do conhecimento do p\u00fablico interno de cada empresa, com suas caracter\u00edsticas e especificidades;<\/li>\n
Conscientiza\u00e7\u00e3o sobre o entendimento da import\u00e2ncia do trabalho volunt\u00e1rio realizado.<\/li>\n<\/ul>\n
<\/strong>Dos que atualmente realizam alguma a\u00e7\u00e3o de voluntariado, 53% s\u00e3o mulheres e 47% homens, com uma m\u00e9dia de idade de 39 anos. dividem-se entre casados (47%) e solteiros (42%).\u00a0 segundo a pesquisa, a maioria dos volunt\u00e1rios tem filhos (62%) e, em m\u00e9dia, 2,5 filhos. em rela\u00e7\u00e3o \u00e0 classe social, a maioria deles \u00e9 da classe c (43%), seguida pela classe a (40%) e pelas classes de (17%).\u00a0 dentre os volunt\u00e1rios, 38% t\u00eam ensino m\u00e9dio completo ou superior incompleto e outros 20% t\u00eam ensino superior completo.<\/strong><\/p>\n
\n
Homens e mulheres s\u00e3o diferentes em seus interesses por atividades, independente do voluntariado. A criatividade e a diversidade de possibilidades de a\u00e7\u00e3o volunt\u00e1ria, inclusive individuais e \u00e0 dist\u00e2ncia, mostram que a empresa deve estar sempre atenta com as possibilidades de oportunidades de voluntariado que s\u00e3o oferecidas.\u00a0<\/strong><\/li>\n<\/ul>\n
\n
Em rela\u00e7\u00e3o aos itens \u201cg\u00eanero \/ forma\u00e7\u00e3o \/ idade\u201d, de acordo com o que foi apresentado por um dos grupos, a conclus\u00e3o \u00e9 que depende muito da caracter\u00edstica e\/ou perfil da empresa (ex.: uma empresa \u00e9 composta por 85% de homens) e ainda da a\u00e7\u00e3o e\/ou programa social (por exemplo, projetos que demandam mentores para jovens s\u00e3o melhor atendidos por pessoas com mais de 40 anos, homens em sua maioria).<\/li>\n<\/ul>\n
\n
J\u00e1 a diferen\u00e7a entre casados e solteiros ficou por conta de que as pessoas casadas entendem melhor a quest\u00e3o do comprometimento e das responsabilidades. Por\u00e9m, as pessoas solteiras disp\u00f5em de maior disponibilidade para dedicarem-se \u00e0s a\u00e7\u00f5es.<\/li>\n<\/ul>\n
\u00a0<\/strong>Ocupados e Freq\u00fc\u00eancia<\/strong><\/p>\n
A pesquisa tamb\u00e9m aponta que, dos que exercem ou j\u00e1 exerceram o voluntariado, 67% trabalham fora, sendo que 51% destes em tempo integral e 16% meio per\u00edodo. <\/strong><\/p>\n
Segundo a pesquisa, o servi\u00e7o volunt\u00e1rio \u00e9 exercido, em m\u00e9dia, h\u00e1 5 anos. os mais jovens, de 16 a 29 anos, exercem o voluntariado h\u00e1 menos tempo, 3,2 anos, e os de 30 a 49 anos h\u00e1 mais tempo, 5,4 anos. dos volunt\u00e1rios que atualmente exercem alguma atividade, 54% fazem com uma freq\u00fc\u00eancia definida e 46% fazem sem uma freq\u00fc\u00eancia definida. em m\u00e9dia, os volunt\u00e1rios dedicam 4,6 horas ao servi\u00e7o volunt\u00e1rio.<\/strong>\u00a0<\/strong><\/p>\n
\n
O tempo sempre foi motivo e\/ou desculpa para a baixa ades\u00e3o e at\u00e9 evas\u00e3o dos volunt\u00e1rios. Pontos que precisam de muita aten\u00e7\u00e3o para o sucesso do programa:\n
\n
Reconhecimento<\/li>\n
Divulga\u00e7\u00e3o de resultados: indicadores de resultado e impacto das a\u00e7\u00f5es de cada um com aspectos qualitativos e quantitativos<\/li>\n
Capacita\u00e7\u00e3o e treinamento<\/li>\n<\/ul>\n<\/li>\n<\/ul>\n
<\/p>\n
\n
Freq\u00fc\u00eancia e continuidade s\u00e3o diferentes, os programas empresarias podem oferecer possibilidades que atendam as duas expectativas. \u00c9 interessante que todos apresentem:\n
\n
Agenda anual de atividades<\/li>\n
Pesquisa de interesse<\/li>\n
Atividades que tenham tarefas a serem cumpridas em alguns prazos etapas: concursos, gincanas, maratonas, premia\u00e7\u00f5es<\/li>\n<\/ul>\n<\/li>\n<\/ul>\n
\n
Outro ponto discutido sobre tempo e freq\u00fc\u00eancia, \u00e9 que isso depende muito do tipo de a\u00e7\u00e3o\/programa que a empresa oferece para atua\u00e7\u00e3o de seus volunt\u00e1rios. Existem a\u00e7\u00f5es pontuais e outras mais constantes. O perfil do voluntariado dessas a\u00e7\u00f5es pode ser analisado de maneira independente.<\/li>\n<\/ul>\n
\n
Normalmente, nas a\u00e7\u00f5es pontuais, devido a sua caracter\u00edstica de come\u00e7o\/meio\/fim, a quantidade de pessoas envolvidas costuma ser muito maior e os itens \u201cg\u00eanero \/ forma\u00e7\u00e3o \/ idade\u201d s\u00e3o bem variados tamb\u00e9m. Por\u00e9m, segundo um dos grupos, quando se trata de uma a\u00e7\u00e3o mais constante, o g\u00eanero feminino predomina e s\u00e3o pessoas mais velhas, com mais tempo de empresa, que participam com maior freq\u00fc\u00eancia.\u00a0<\/strong><\/li>\n<\/ul>\n
Satisfeitos e motivados <\/strong><\/p>\n
A maioria dos volunt\u00e1rios (77%) declarou estar totalmente satisfeita com o servi\u00e7o volunt\u00e1rio que faz, com destaque para os resultados dos volunt\u00e1rios com mais de 50 anos (83% totalmente satisfeitos) e da classe social de (86%). em rela\u00e7\u00e3o \u00e0 motiva\u00e7\u00e3o para o exerc\u00edcio do trabalho volunt\u00e1rio, 67% apontam que o fazem para \u201cser solid\u00e1rio e ajudar os outros\u201d, 32% para \u201cfazer a diferen\u00e7a e melhorar o mundo\u201d e 32% por motiva\u00e7\u00f5es religiosas. dos volunt\u00e1rios entrevistados, 87% declararam que est\u00e3o totalmente motivados em continuar a exercer o trabalho volunt\u00e1rio.<\/strong><\/p>\n
\n
Uma das estrat\u00e9gias de mobiliza\u00e7\u00e3o que d\u00e1 resultado \u00e9 divulgar a satisfa\u00e7\u00e3o e motiva\u00e7\u00e3o de volunt\u00e1rios atuantes (colher depoimentos, tirar fotos de volunt\u00e1rios em a\u00e7\u00e3o, mat\u00e9rias sobre diferentes atua\u00e7\u00f5es etc.).<\/li>\n<\/ul>\n
\n
Em todas as empresas existem volunt\u00e1rios que sempre participam das a\u00e7\u00f5es e reuni\u00f5es, mas normalmente reclamam muito do programa e at\u00e9 tumultuam. Um dos grupos chegou \u00e0 conclus\u00e3o que essas pessoas participam para suprir car\u00eancias internas e alheias ao grupo.<\/li>\n<\/ul>\n
\n
Existem muitos conflitos de egos, ci\u00fames e competi\u00e7\u00e3o, n\u00e3o s\u00f3 entre pessoas, mas entre departamentos.<\/li>\n<\/ul>\n
\n
Quando a empresa passa por um momento de crise, fica muito dif\u00edcil implantar qualquer iniciativa que envolva a participa\u00e7\u00e3o volunt\u00e1ria dos funcion\u00e1rios em nome da empresa.<\/li>\n<\/ul>\n
\u00a0<\/strong>Conectados<\/strong><\/p>\n
A pesquisa tamb\u00e9m mostra que os volunt\u00e1rios s\u00e3o conectados. do total, 87% dos volunt\u00e1rios t\u00eam celular, 64% t\u00eam computador, 62% usam a internet e 53% usam as redes sociais. do total, 2% declararam que realizam o servi\u00e7o volunt\u00e1rio \u00e0 dist\u00e2ncia.<\/strong><\/p>\n
\n
Foi un\u00e2nime o reconhecimento da import\u00e2ncia da empresa fazer parte do mundo conectado, pois esse movimento \u00e9 sem volta e progressivo.<\/li>\n<\/ul>\n
\n
Fomento da participa\u00e7\u00e3o consciente e respons\u00e1vel em portais, redes sociais e campanhas de m\u00eddia colaborativas\u00a0 (Ex.: \u201c Ser volunt\u00e1rio vale a pena\u201d)<\/li>\n<\/ul>\n
\n
Um dos grupos foi enf\u00e1tico ao afirmar que, atualmente, s\u00f3 n\u00e3o participa de atividades volunt\u00e1rias quem n\u00e3o estiver, de fato, interessado. Os meios de comunica\u00e7\u00e3o s\u00e3o fartos. Muitas empresas possuem portal (V2V), Intranet, Mural Jornal e usam as reuni\u00f5es de integra\u00e7\u00e3o para divulgar suas a\u00e7\u00f5es e programas.<\/li>\n<\/ul>\n
\n
Ainda \u00e9 importante estar atento \u00e0s pessoas das \u00e1reas de produ\u00e7\u00e3o e industrial, pois estas tem menos acesso a esses meios de comunica\u00e7\u00e3o e normalmente, representam a maioria dos funcion\u00e1rios.<\/li>\n<\/ul>\n
No encontro de fevereiro v\u00e1rias empresas debateram pontos importantes destacados na pesquisa. Conhe\u00e7a as opini\u00f5es dos gestores de programas de voluntariado empresarial: Observando na pesquisa o perfil do volunt\u00e1rio no Brasil, o que mais chamou a aten\u00e7\u00e3o do grupo e que pode trazer novos rumos para as quest\u00f5es do voluntariado empresarial? Algumas quest\u00f5es gerais foram […]<\/p>\n","protected":false},"author":4,"featured_media":0,"comment_status":"open","ping_status":"open","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"spay_email":"","footnotes":""},"categories":[17],"tags":[],"jetpack_featured_media_url":"","yoast_head":"\n
Opini\u00e3o das empresas sobre os resultados da pesquisa "Perfil do Volunt\u00e1rio no Brasil" - Grupo de Estudos de Voluntariado Empresarial<\/title>\n\n\n\n\n\n\n\n\n\n\n\n\n\t\n\t\n\t\n