Acontece nesta quarta feira nosso encontro: algumas leituras para inspirar o debate
“Governança no Voluntariado Empresarial: existe um modelo ideal?” é o tema do nosso próximo encontro do Grupo de Estudos de Voluntariado Empresarial. Esperamos você: dia 4 de outubro, das 8h30 às 12h30 Rede Filantropia Rua Bela Cintra 178 / SP .
Inscrições gratuitas:
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSe3lD4_8lGIAra1QAWk8pShiOV-7Mt1Zh4z-VfjmPIUs1ZBqA/viewform
Algumas leituras para inspirar o debate!
http://fundacaotelefonica.org.br/projetos/programa-de-voluntariado/governanca/
Programa de Voluntariado Grupo Telefônica
Realizadas centenas de atividades por ano graças à dedicação e motivação dos em todo Brasil por mais de 350 colaboradores voluntários participantes dos comitês, o programa se divide em grupos de trabalho que organizam todas as suas atividades ao longo de todo o ano. Para um melhor fluxo organizacional, a governança do programa é dividida entre as seguintes atribuições: Comitê Estratégico – Embaixadores -Líderes Por Estado.
http://www.unitedwaybrasil.org.br/
Voluntariado United Way Brasil acredita no poder da conexão entre as pessoas e encoraja o trabalho voluntário em rede para transformar o cenário social do Brasil.Nas empresas associadas e parceiras, a United Way Brasil forma e fortalece os Comitês de Voluntariados com a proposta de aproximar funcionários da comunidade, difundir a cultura do Voluntariado e engajar lideranças internas em prol da educação de crianças e jovens. O Comitê é geralmente formado por 8 a 15 pessoas de diversas áreas de atuação que demonstram na fala e nos olhos, a paixão pela causa social. Algumas empresas com Comitê de Voluntariado formado pela UWB: Owens Illinois, P&G, Morgan Stanley, Avery Dennison, GVT, e Votorantim Cimentos.
https://sustentabilidade.santander.com.br/pt/Governanca/Paginas/Foruns-de-Decisao.aspx
Nosso modelo de governança da sustentabilidade tem como objetivo garantir o alinhamento estratégico com as diretrizes globais do Grupo Santander e dar suporte à evolução contínua do tema dentro do Banco. Atualmente, a estrutura de governança para o tema é: o Comitê de Sustentabilidade e Sociedade, que assessora o Conselho de Administração nas decisões relacionadas à Sustentabilidade; Superintendência Executiva de Sustentabilidade, que dá apoio técnico a todas as áreas no avanço e na execução das estratégias. A área é parte da Vice-Presidência Comunicação, Marketing, Relações Institucionais e Sustentabilidade, que se reporta ao Presidente Executivo e, quando necessário, ao Comitê Executivo e ao Conselho de Administração. Outros dois comitês contribuem para impulsionar em nível global as iniciativas relacionadas à Sustentabilidade: o Comitê de Mudanças Climáticas e o Comitê de Voluntariado.
http://www.institutoalgar.org.br/educacao/programa-de-voluntariado
Programa de Voluntariado do grupo Algar, foi lançado em abril de 2003, com o objetivo de estimular a participação voluntaria dos associados do grupo Algar em atividades sociais direcionadas pelo Instituto Algar. Para o fundador do grupo, Alexandrino Garcia, a Algar nasce com o intuito de “servir a comunidade” e, é neste espirito que o programa acontece. Neste programa cada um pode contribuir com o seu tempo, trabalho e talento em prol de uma sociedade melhor. Seu principal intuito é oferecer tanto situações que propiciam ao aluno a construção social do conhecimento, quanto vivências que estimulem a prática do voluntariado e também dos valores do grupo Algar. O programa conjuga associados, alunos, professores e demais integrantes de diversas instituições em as atividades sociais, permitindo assim a contribuição ativa do associado na comunidade em que está inserido.
Em cada empresa Algar, é escolhido um associado que desempenha a função de Líder Social compondo junto com seu Colíder e voluntários o Comitê de Voluntariado daquela empresa ou unidade. Ele é o responsável por recrutar voluntários, bem como organizar as atividades que serão desenvolvidas por seu comitê