Como ser voluntário em situações de desastres
As mudanças climáticas têm provocado catástrofes naturais por todo o planeta. No Brasil, por exemplo, enchentes e deslizamentos de terra são pautas recorrentes no noticiário. Nesses casos, o trabalho de voluntários é essencial para auxiliar as famílias atingidas. Pensando nisso, desenvolvemos a cartilha Como ser voluntário em situações de desastres.
A publicação sistematiza a atuação das empresas do Grupo Telefônica nesses casos. Afinal, a ação voluntária de qualidade requer preparação e capacitação. Entender o que significa ser voluntário, quais são os tipos de desastres e como agir em cada um deles auxilia os voluntários a agirem com organização, eficiência e segurança.
O material oferece conceitos básicos, detalha a finalidade de documentos importantes e explica, entre outras coisas, como organizar campanhas de doação e elaborar planos de ação. Por fim, apresenta quatro cenários – desastres internacionais, de dimensões nacional ou regional, em área onde não há Comitê Local e em área onde há Comitê Local – e seus respectivos fluxogramas de ação para orientar o voluntário.