Como transformar os projetos voluntários em ações mais eficientes por meio da metodologia Design Thinking
A pode ser aplicada no desenvolvimento de projetos sociais. A Fundação Telefônica Vivo desenvolveu um guia muito fácil, prático e dinâmico. Resultado de um trabalho com os voluntários do Programa de Voluntariado, Edgard Charles Stuber e Instituto Fonte.
O Guia Design Thinking Aplicado em Projetos Sociais é uma publicação da Fundação Telefônica Vivo que estimula novas ideias nas ações de voluntariado por meio da metodologia de Design Thinking.
Focado no ser humano, o processo desafia os modelos mentais existentes ao priorizar a participação dos que de fato vivem o problema na construção das respostas. Trata-se de um método de trabalho não-linear desenvolvido em quatro grandes fases: exploração do problema; entendimento; geração de ideias e experimentação de soluções.
A publicação foi baseada em uma ação realizada na Liga Solidária de São Paulo em 2016 e é composta por um conteúdo teórico agregado ao prático, facilitando o entendimento de cada etapa e tornando a leitura mais agradável. No final do conteúdo, ainda estão disponíveis fichas de exercícios para testar os conceitos aprendidos e facilitar o desenho de cada projeto.
“Design Thinking aplicado em projetos sociais”.