Conhecendo a JUNTOS- Redes Unidas pelo Voluntariado Empresarial

JUNTOS: Redes Unidas pelo Voluntariado Empresarial, 

Quem somos e em que acreditamos:

O trabalho em Rede

  • Permite a construção e a implementação projetos comuns;
  • Aumenta e amplia a capilaridade das ações;
  • cria e educa para um caminho de diálogo;
  • Promove um ambiente de compartilhamento de saberes;
  • Fortalece as ações comuns.

E foi acreditando em tudo isso que, GEVE – Grupo De Estudos de Voluntariado Empresarial; CLAVE – Conselho Latino Americano de Voluntariado Empresarial;CBVE – Conselho Brasileiro de Voluntariado Empresarial; CMVC – Conselho Mineiro de Voluntariado Corporativo; Atados Hub de Voluntariado Empresarial e Voluntare criaram a JUNTOS.

Nossas redes se uniram em 2021 com o objetivo de explorar o alcance e as perspectivas do voluntariado empresarial hoje no Brasil, na América Latina e no mundo, formando esta rede de promoção do voluntariado.

Um dos compromissos do JUNTOS é realizar anualmente um evento, a Semana JUNTOS pelo Voluntariado Empresarial, promovendo uma série de webinars, para além de trazer tendências e desafios, trocar experiências e conhecimentos, e no Brasil celebrar o Dia Nacional do Voluntariado. (28 de agosto).

 A agenda em 2021

Um pré lançamento do evento aconteceu com uma lives, onde refletimos sobre a força e o poder da cooperação e da colaboração, do trabalho em rede para o engajamento no voluntariado e ainda realizar em grupo cujos propósito, valores e causa são comuns.  Em julho foi realizada a live e o convite para a Semana JUNTOS pelo Voluntariado.

Em 2021 a Semana JUNTOS aconteceu de 23 a 27 de agosto. Reuniu mais de 25 palestrantes de todo o mundo e contemplou os seguintes temas:

O impacto do voluntariado em rede: Como o voluntariado pode contribuir para a redução das desigualdades sociais? Em um contexto de desigualdades sociais, o voluntariado em rede é o grande aliado na busca por impactos sustentáveis. O objetivo deste encontro é mostrar como JUNTOS somos mais e como o trabalho em rede é um potencializador da luta por mais igualdade em diferentes contextos, como: empreendedorismo, movimentos sociais e situações humanitárias de emergência.

A agenda para 2022

O pré evento da Semana JUNTOS acontece no dia 19 de julho, 11h  com o tema: Cenários Turbulentos, Mudanças Velozes:

 Semana JUNTOS 2022:  de 29 de agosto a 2 de setembro.

 Apresentando as redes da rede JUNTOS:

 GEVE – Grupo De Estudos de Voluntariado Empresarial uma iniciativa que reúne profissionais e organizações com atuação e experiência em Voluntariado Empresarial.

O Grupo teve início em dezembro 2009 é gerido por um grupo organizador de voluntários especialistas da área. Promove encontros gratuitos bimestrais para gerar aprendizado coletivo sobre programas de voluntariado empresarial. Já foram realizados 78 encontros, reunindo mais de 6 mil pessoas de mais de 700 empresas.  Todo conhecimento é sistematizado e armazenado no site: www.voluntariadoempresarial.org.br

 CLAVE – Conselho Latino Americano de Voluntariado Empresarial

O Conselho Latino-Americano de Voluntariado Empresarial (CLAVE) é um espaço de inovação e criação compartilhada em voluntariado empresarial para o desenvolvimento da América Latina, nasce em 2015 com o apoio do IAVE. Suas empresas associadas são referências em RSE e voluntariado na região e no mundo. Juntos, eles reforçam a relevância dessas questões de forma transversal nas várias instâncias regionais e locais.

Os três pilares do trabalho do CLAVE são: Rede Estratégica; Projetos Colaborativos e Compartilhamento de conhecimento. Hoje reúne 8 empresas

http://empresasclave.org/

 CBVE – Conselho Brasileiro de Voluntariado Empresarial é uma rede de parceiros de grande referência em voluntariado e espaço de inovação para compartilhamento e criação de experiências. Nossos encontros e trocas geram conteúdo relevante sobre voluntariado empresarial que compartilhamos com a sociedade. Inspiramos outras pessoas e organizações a alinharem esforços em nome de um futuro compartilhado que não deixe ninguém para trás, considerando a Agenda 2030 e os ODS, e os critérios ESG (Environmental, Social and Governance). Colaborando para que estes programas impactem comunidades, engajem colaboradores, promovam marcas e inspirem ainda mais. Hoje reúne 19 empresas.

https://cbve.org.br/

 CMVC – Conselho Mineiro de Voluntariado Corporativo:   uma iniciativa da CDM,

o CMVC promove encontros, eventos e ações integradas, com ênfase na troca de experiências e soluções práticas na governança de programas de transformação social e bem estar local. Tem o objetivo de difundir a experiência mineira de voluntariado corporativo; Criar sinergia e integração entre experiências de voluntariado coletivo

e ainda fomentar a Responsabilidade Social das empresas de Minas Gerais, integrantes do CMVC

https://cdm.org.br/cmvc/

Atados Hub de Voluntariado Empresarial

O HUB é uma rede de intercâmbio em voluntariado empresarial criada pelo Atados em 2020. Com a proposta de proporcionar um espaço de troca, interação e co-criação de programas de voluntariado, o HUB integra mais de 25 empresas que realizam encontros de sinergia e também projetos em conjunto. Em 2021 será realizada uma ação de voluntariado compartilhada entre as empresas do HUB, com o intuito de potencializar o impacto da rede.  “O espaço de troca e benchmarking entre programas de voluntariado é essencial para a potencialização do setor e escala do impacto social nas comunidades, através do HUB empresas aprimoram seus programas com idéias, experiências e perspectivas de outras empresas que podem ser compartilhadas., reforça Gustavo Pereira.

https://empresas.atados.com.br/

 Voluntare

Voluntare é rede internacional para a promoção do Voluntariado Corporativo na Europa e América Latina. Um espaço de encontro e colaboração entre organizações, empresas e pessoas. Trabalha de forma colaborativa e para desenvolver projetos para gerar ferramentas e serviços. Isto permite promover conjuntamente a qualidade e a inovação no Voluntariado Empresarial. Fazem parte da rede mais de 80 empresas e entidades, a mais importante rede de língua espanhola do mundo, com presença na Europa através da Volunteurope.

https://www.voluntare.org

Pesquisa Voluntariado no Brasil 2021

 Estudo faz parte de série histórica que traça o panorama de duas décadas de voluntariado no país. Em sua terceira edição, os achados apontam resultados positivos: 56% da população adulta diz fazer ou já ter feito alguma atividade voluntária na vida. Em 2001, esse número representava 25% da população e, em 2011, apenas 18%. Chama atenção também o número de voluntários ativos no momento da pesquisa – 34% dos entrevistados, o que representa cerca de 57 milhões de brasileiros comprometidos com atividades voluntárias.

Tanto a quantidade de pessoas envolvidas com o voluntariado aumentou, quanto as horas dedicadas à atividade. Se a quantidade média de dedicação por pessoa era de 5 horas mensais em 2011, a pesquisa de 2021 aponta a média de 18 horas mensais. Assim, o voluntário brasileiro atuou o equivalente a 12 partidas de futebol inteiras.

Solidariedade ainda é a palavra que melhor a descreve, passando de 67% (2011) para 74%. Nesta linha, a pesquisa também mostra que além de doar tempo, os voluntários também têm o hábito de contribuir de outras formas:  95% também doam bens, como alimentos, roupas ou brinquedos, e 50% declaram também doar dinheiro para causas e organizações.

15% dos voluntários realizam atividades ligadas a programas de voluntariado empresarial, ou seja, há 5,7 milhões de brasileiros com 16 anos ou mais, estão engajados em programas de voluntariado corporativo, sendo que 2,4 milhões são voluntários regulares, com frequência definida.

Os resultados completos estão disponíveis em www.pesquisavoluntariado.org.br

JUNTOS NA MIDIA:

 

JUNTOS_ a Rede das Redes pelo voluntariado empresarial REVISTA FILANTROPIA

FULL-REPORT_Corporate-Volunteering-for-the-Post-Pandemic-World

ENGLISH! 

JUNTOS  United Networks for Corporate Volunteering in Brazil, promotes the implementation of common projects; expands the capillarity of actions and the possibility of dialogue; creates and educates towards a collective and collaborative path always towards corporate volunteering.

Our impact in achieving the mission is the power of NETWORK work, bringing together organizations that are a reference in Btrasil in corporate volunteering. In a context of social inequalities, network volunteering is a great ally in the search for sustainable impacts. The objective of our activities is to show how TOGETHER we are more and how networking is an enabler of the fight for more equality in different contexts, such as: entrepreneurship, social movements and humanitarian emergency situations

Through networking, JUNTOS Brasil brings together CBVE- Brazilian Council of Corporate Volunteering, CMVC- Minas Gerais Committee for Corporate Volunteering, GEVE- Study Group of Corporate Volunteering and Atados Hub with national reach and mobilizing and articulating educational and engagement actions for prevention and response to humanitarian emergencies

 

 


Compartilhe:

Fale conosco

contato@voluntariadoempresarial.org.br