Conhecendo associação em Portugal que Promove Voluntariado Empresarial

O GRACE – Grupo de Reflexão e Apoio à Cidadania Empresarial  foi fundado em Fevereiro de 2000 por um conjunto de empresas, o GRACE é uma associação pioneira, sem fins lucrativos e exclusivamente dedicada à promoção da Responsabilidade Social Corporativa que reúne mais de 150 empresas, das mais variadas dimensões e setores de atividade, empenhadas em aprofundar o seu papel no desenvolvimento social das pessoas e das organizações, partilhando a missão há muito assumida: refletir, promover e desenvolver a responsabilidade social corporativa em Portugal.

GRACE é também uma associação promotora do Voluntariado Empresarial e está lançando neste mes o Prémio Voluntariado Corporativo Elza Chambel, em parceria com seu associado Eixo Norte Sul. Esta iniciativa pretende homenagear a mulher exemplar e perpetuar o seu legado, bem como premiar e promover os programas de voluntariado das empresas.

Elza foi chamada da Dama do Voluntariado, ‘senhora solidariedade’ aquela que mais promoveu o voluntariado em Portugal. Foi uma das mais ativas voluntárias portuguesas. Presidente do Conselho Nacional para a Promoção do Voluntariado morreu aos 78 anos em 2015.  A figura frágil camuflava a energia inesgotável de uma mulher que afirmava não ter a palavra “reforma” no seu dicionário pessoal. Ela foi uma das principais impulsionadoras do voluntariado em Portugal. Também coordenou em 2011 0 Ano Europeu do Voluntariado. Brasileira, Nascida no Rio de Janeiro, foi em Trás-os-Montes que passou a infância e juventude, tendo sido, em 1960, uma das poucas mulheres a frequentar e a licenciar-se em Direito pela Universidade de Coimbra. Foi em Bragança, nos seus tempos de estudante de liceu, que nasceu o bichinho do voluntariado, quando começou a visitar pessoas carenciadas com uma professora. “Voluntariado é trabalhar para e com os outros”, afirmou emocionada numa das inúmeras homenagens que recebeu.

https://www.facebook.com/GRACE-

http://www.grace.pt/projetos

No próximo dia 29 de Janeiro, segunda-feira, o GRACE lança o Prémio Voluntariado Corporativo Elza Chambel, em parceria…

Posted by GRACE on Thursday, January 25, 2018

 


Compartilhe:

Fale conosco

contato@voluntariadoempresarial.org.br