Encontro 12 de abril: “Desenvolvendo a cooperação entre voluntários”

 

“Quando compartilhamos um problema, uma pergunta, uma inquietação em comum, aí nasce um ambiente de cooperação”.17904498_1462704213748167_7652654430114184428_n O segundo encontro do GEVE em 2017 teve como tema “Desenvolvendo a cooperação entre voluntários” e ajudou os participantes a terem novas perspectivas sobre o assunto. Nosso agadecimento a Cambises Bistricky e Renato Milsoni, da consultoria Projeto Cooperação, por proporcionarem uma manhã de intenso aprendizado.

 

Estas foram as questões e também algumas dicas e soluções que construirmos nessa manhã de colaboração e cooperação:

Como promover a Cooperação entre funcionários e as organizações onde realizam o voluntariado de maneira a reter voluntários?

Alinhar os valores da empresa com os valores das organizações escolhidas.

Ouvir os propósitos e valores que os funcionários acreditam

Como a colaboração pode contribuir para transformar os programas de voluntariado?

A cooperação e colaboração devem estar em todo o ambiente corporativo e traze-la para o programa certamente irá fortalece-lo e dar um sentido ainda maior para as ações de voluntariado.  Alinhamento com o RH será fundamental.

Como o programa de voluntariado pode conectar os pilares: clima – negócio – engajamento? 

parceria com a área de recursos humanos

Clareza dos valores da empresa

Estruturar o programa com ferramentas de avaliação e resultado

Investir na comunicação do programa

Olhar para o programa não como algo desconectado, mas sim como parte da empresa, e parte também bastante importante.

Como mostrar para a alta direção e para funcionários a relevância do programa de voluntariado? 

Trabalho em conjunto com as áreas da empresa

Alinhamento de propósitos e valores

Resultados

Como a cooperação pode contribuir para o alcance de resultados  ( empresa-funcionário-sociedade) dentro de um programa de voluntariado?

Campanhas de sensibilização e engajamento com excelente comunicação

Promover ações baseadas em ferramentas colaborativas e não competitivas

Como fazer o voluntariado ser uma força real transformadora para a comunidade em que a empresa está atuando? 

Voluntariado como cultura – tem que acontecer de dentro para fora.

Criar parcerias  para ganhar mais alcance e força

Ouvir as necessidades e desejos dos públicos envolvidos- se não fizer sentido não haverá engajamento genuíno

Mostrar, exibir e garantir  as “contrapartidas”  ou melhor os benefícios para todos os envolvidos.

Depois do engajamento, como manter a chama acesa? Que ferramentas posso usar para manter, reter voluntários com comprometimento? 

Identificar os reais interesses dos funcionários

Oferecer opções mais variadas

Ouvir necessidades, diagnosticar demandas e promover conexões

Criar e manter o relacionamento entre funcionário-empresa- organização com comunicação, eventos reconhecimento e devolutiva de resultados

Transparência:  não pode haver diferença entre os valores do discurso e o que realmente acontece e aqui a cooperação como estratégia fará toda a diferença porque gera confiança

Nosso percurso deste dia: 

  1. Transito  veracidade,aperto de mão,  olho no olho, abraço, ponta do nariz   COM- TATO 
  2.  Paquera: Formar duplas e fazer pedidos   COM -TATO E ESCUTA 
  3. Jogo só de perguntas: o que queremos saber juntos  INQUIETAÇÕES 
  4. Campeonato de par ou impar e número mágico: transformar da competição para a cooperação  FORTALECER PARCERIAS E ALIANÇAS 
  5. Soluções cooperativas: retomar as perguntas com soluções  SOLUÇÕES COMO-UNS 
  6. Criar projetos: levar para o dia a dia  PROJETOS DE COOPERAÇÃO
  7. CELEBRAR 

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Projeto Cooperação

Cambises Bistricky   cambises@projetocooperacao.com.br

Renato Milsoni    renato@projetocooperacao.com.br

www.projetocooperacao.com.br

 


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