Encontro GEVE abril: voluntariado em tempos de Covid 19

Voluntariado: manter-se seguro e saudável, para proporcionar conforto e para ser uma fonte de esperança e resiliência para o futuro

Silvia geve 1 de abril (3)

Nos últimos dias, todos estamos acompanhando as mudanças e cancelamentos dos encontros e eventos, planos de trabalho e as atividades foram ajustados priorizando a segurança e a saúde frente ao COVID-19.Sabemos o quão difícil é esse momento; nossos encontros desde dezembro de 2008 tem o formato da essência do voluntariado: o trabalho lado a lado, construir com mãos e corações; estar junto e compartilhar e colaborar.Hoje estamos nos reinventando no modelo deste 62 encontro e da mesma maneira, queremos inspirá-los para como líderes de programas de voluntariado corporativos compreendam a importância do que fazemos como voluntários, especialmente agora, em meio a esta pandemia. Tempos de crise são quando as pessoas mais precisam umas das outras: gentileza, cordialidade, solidariedade e voluntariado precisam estar presentes!Experimentamos, nas últimas semanas, sentimentos desagradáveis: medo, insegurança, frustação. Tivemos que em poucas horas nos adaptarmos a grandes mudanças, na rotina, na convivência com amigos e entes queridos, nas ferramentas de trabalho. Isso, certamente, nos trouxe muito aprendizado! O momento agora é de transformar essa vivência e conhecimento adquiridos em atitudes!

tabela cada um e o covid 19

mar tempestadeEstamos todos no mesmo mar, mas navegamos em barcos diferentes! Alguns mais vulneráveis, outros mais frágeis e talvez para alguns nessa tempestade em alto mar nem exista o barco! Mais do que nunca é preciso reunir energia e esforços e, com criatividade, colocar os talentos em movimento e participar!

Sempre existem formas de voluntariar! É espontaneo o desejo de ajudar: eu preciso fazer alguma coisa! Aparentemente, o distanciamento social e físico e as preocupações em torno de nossa própria segurança nem sempre parecem compatíveis com uma atividade voluntária. Por isso é fundamental ter acesso a ferramentas e formas corretas e seguras de atuar.

Procure as organizações onde já atua ou atuou como Voluntário.

Busque portais que divulgam oportunidades de participação de voluntários:

https://www.atados.com.br/vagas
https://www.compartir.org.br/
https://www.facebook.com/ArgilandoONG/
https://www.saopaulomaishumana.sp.gov.br/
https://www.hacesfalta.org/oportunidades/virtual/buscador/listado/
https://www.onlinevolunteering.org/en
https://www.deedmob.com/volunteer/deeds
https://www.sociomotiva.com
https://parceirosconecta.v2v.net
https://www.facebook.com/silvia.voluntariado
https://www.facebook.com/GrupoVoluntariadoEmpresarial/
https://transformabrasil.com.br/
https://www.transformarecife.com.br
https://www.facebook.com/MovimentoAproximacao
https://www.altrus.com.br/blog/post/voluntario
https://buscavoluntaria.com.br/

http://www.ovg.org.br/voluntariado/

 

farol“Em tempos de escuridão profunda, não precisamos apenas de luz – precisamos ser luz um para o outro.” Parker Palmer

 

 

 

Ao redor de todo o mundo voluntários continuam se engajando, muitos adaptando as próprias atividades ao voluntariado digital O distanciamento físico, isolamento social nào significa estarmos sozinhos!. O que realmente importa é que você faça, continue a fazer e a inovar seu trabalho voluntário para se adaptar a essas novas circunstâncias. Porque essa crise realmente terminará e, quando terminar, garanto que você emergirá mais forte.

Para inspirar e refletir que é possível!

tabela atividades voluntárias

A crise mudou nossa maneira de atuar, as formas e decisões para doar dinheiro, recursos materiais ou nosso tempo como voluntário. Mas não muda nossos valores e propósitos.

Líderes de programas de voluntariado empresarial, os desafios são grandes, há de ter criatividade e muita comunicação para fidelizar quem já pratica voluntariado e ainda transformar a jornada de novos voluntários em uma experiência engajadora e transformadora.

Confiança de que a tempestade vai passar!Esperança de dias serenos e mares calmos para navegarmos todos juntos,  sim todos,  em segurança e com alegria.

Vídeo  o nosso encontro de abril de 2020,  com a participação do voluntário José  Fernando: inpirar que é possivel realizar.

https://vimeo.com/402695299/9c62468591

José Fernando Alves pinto Voluntário

2020 Apresentação GEVE 1 de abril encontro n62

 


Compartilhe:

Fale conosco

contato@voluntariadoempresarial.org.br