GEVE e JUNTOS em encontro Internacional de Voluntariado Empresarial
O JUNTOS participa no dia 8 de junho do III Congresso Internacional de Voluntariado Corporativo da Rede Voluntare, em Madri na Espanha.
https://www.voluntare.org/iii-congreso-internacional-de-voluntariado-corporativo/
Infelizmente apenas presencial, estaremos no painel: Voluntariado Corporativo no mundo, perspectiva macro do voluntariado corporativo global – tendências, pesquisas e aprendizados, bem como micro com foco nas regiões da Ásia e América Latina.
JUNTOS apresentou as tendências na América Latina e no Brasil.
Madri, 8 de junho 9h30 Voluntariado Corporativo no mundo
Moderadora: Hannah Wojno, Diretora do Dia das Boas Ações.
Painelistas:
Marina Bichara, representante da JUNTOS Redes pelo Voluntariado Empresarial, voluntária do GEVE desde sua fundação. Graduada em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal de Santa Maria, especialização em Marketing e Novos Negócios pela ESPM e cursos de Service Design pela Central Saint Martin College of Arts em Londres. Sócia da Conexão Trabalho, profissional com 14 anos de experiência em Marketing e projetos de Inovação em empresas multinacionais e locais de diversos setores. Desde 2010 trabalha com a abordagem de Design Thinking em projetos de Inovação, buscando o olhar e a experiência do consumidor para desenhar serviços mais úteis e desejáveis. Desenvolve workshops e palestras sobre o tema Inovação para diferentes áreas dentro das organizações.
https://www.linkedin.com/in/marina-bichara-rocha/
relatório e participação: O voluntariado corporativo no mundo Relatório Marina Bichara.docx
Lorrie Foster, Diretora do IAVE
Shalabh Sahai, cofundador e diretor – iVolunteer (Índia).
Juan David Castaño, vice-presidente da Câmara de Comércio de Fortalecimento Empresarial de Bogotá.
Christine Schoppe, Chefe de Gabinete Pontos de Luz.
Apresentação Marina na Conferência: Tendências do Voluntariado Empresarial no Brasil e América Latina
1. Voluntariado online
Mentorias, oficinas e palestras, lives
2. Campanhas situações emergenciais humanitárias
doações de recursos materiais: apoio a campanhas, mobilização dos recursos e logística das entregas
Exemplo: Corona no Paredão e Unidos pela Vacina
doações de dinheiro: o match com as doações dos colaboradores
3. Trabalho em rede/integrado de várias empresas:
Ações por uma mesma causa: empresas
Exemplo: United Way Brasil reúne empresas para doação e ações pela Primeira Infância
Ações por um mesmo território
Exemplo:
ações em uma mesma organização
Exemplo: a ONG Carisma, na cidade de Osasco recebe para projetos diferentes voluntários do Instituto C&A (oficina de moda) e Fundação telefônica (horta e revitalização do espaço).
4. Atividades alinhadas ao negócio
Exemplo:
4. Atividades alinhadas ao negócio
Exemplo: Projeto Alimentação em Foco: Projetos na área de alimentação e nutrição da Fundação Cargill Exemplo: Projeto Alimentação em Foco: Projetos na área de alimentação e nutrição da Fundação Cargill https://fundacaocargill.org.
/5. Atividades alinhadas aos ODS
Exemplo: projeto Voluntários dos Rios, de revitalização dos rios e riachos do estado de São Paulo, pela SABESP
6. Gamificação, gincanas
Exemplo: Projeto Desafio Voluntário da Votorantim, onde acontece uma competição colaborativa, saudável e solidária,
7. Estruturação de gestão e medição de resultados
8. Modelo Híbrido: ações presenciais e ações on line
9. Fortalecimento da Governança e dos comitês
Exemplo: fortalecimento e autonomia dos Comitês do Programa de Voluntariado do Itaú.
10. Alinhamento com RH para prática dos temas de inclusão, garantida de direitos, diversidade, gênero, raça, pessoa com deficiência,
Exemplo: voluntariado empresarial é uma das diretrizes do Fórum de Empresas e direitos LGBT.
11. Alinhamento com RH para desenvolvimento de habilidade comportamentais, tais como, liderança, comunicação assertiva e não violenta, criatividade, trabalho em equipe, colaboração e cooperação, entre outros.
12. Censos e pesquisas de voluntariado empresarial
Exemplo: Censo CBVE, pesquisa voluntariado no Brasil, censo BISC/Comunitas
Reflexões finais no painel:
Que desafios você vê em torno do voluntariado corporativo em seu país – Brasil -.
/região e como você vê essas dificuldades sendo gerenciadas?
Orçamentos para gestão dos programas: Programas de voluntariado possuem o mesmo orçamento dos anos anteriores, porém há o desafio de se realizar ações presenciais com a mesma quantidade de recursos. O BISC(Benchmarking do Investimento Social) divulgou uma pesquisa entre empresas que colocou orçamento como o maior desafio para programas de voluntariado no Brasil
Medição de Impacto: Falta de recursos, ferramentas e informação para medir os reais impactos dos programas de voluntariado empresarial. Este também tem sido destaque como outro grande desafio, medir além dos resultados de número de horas doadas, pessoas beneficiadas e satisfação dos voluntários.
Envolvimento da Liderança e governança: É necessária uma aproximação da liderança nas iniciativas (alta e média liderança) e ainda envolver essas lideranças na governança dos programas de voluntariado empresarial, participando de comitês e no planejamento das ações.
Alinhamento com ESG: Aproximação do voluntariado com a agenda ESG, colocando os programas na pauta da estratégia das empresas.
Qual é a maior mudança que você vê e quais mudanças ela exige de organizações, corporações, etc.?
Voluntariado digital vai continuar forte: Metodologias como mentorias, cursos e ações de capacitação encontraram um terreno fértil para serem escalados através da tecnologia e do virtual. Os programas pretendem continuar com essas metodologias, criando uma identidade híbrida, com mescla do presencial com virtual.
Necessidade de se trabalhar nas estruturas de gestão de ONGs: Os programas começaram a entender a necessidade de estruturar a gestão das organizações da sociedade civil, para que acolham com mais profissionalização os voluntários e para que sejam mais sustentáveis a longo prazo. Projetos de formação e capacitação de ONGs vêm crescendo durante a pandemia
JUNTOS Redes Unidas Pelo Voluntariado Empresarial
QUEM SOMOS E EM QUE ACREDITAMOS:
O trabalho em Rede
- Permite a construção e a implementação de projetos comuns;
- Amplia a capilaridade das ações e possibilidade de diálogo;
- Cria e educa para um caminho coletivo e colaborativo;
- Promove um ambiente de compartilhamento de saberes;
- Fortalece o posicionamento temático e a sustentabilidade das ações.
E acreditando em tudo isso que, GEVE – Grupo De Estudos de Voluntariado Empresarial; CLAVE – Conselho Latino Americano de Voluntariado Empresarial; CBVE – Conselho Brasileiro de Voluntariado Empresarial; CMVC – Conselho Mineiro de Voluntariado Corporativo; Atados Hub de Voluntariado Empresarial e Voluntare criaram o JUNTOS.
Nossas redes se uniram em 2021 com o objetivo de explorar o alcance e as perspectivas do voluntariado empresarial no Brasil, na América Latina e no mundo, formando esta rede de promoção e fortalecimento do voluntariado corporativo.
Uma das realizações do JUNTOS é a Semana JUNTOS, encontro anual pelo Voluntariado Empresarial, que promove uma série de webinars temáticas, trazendo tendências e desafios, trocas de experiências e conhecimentos, celebrando, no Brasil, o Dia Nacional do Voluntariado – 28 de agosto.
Todas as organizações que participam do JUNTOS tem representantes que participam em encontros mensais on line, onde acontece alinhamento das agendas de cada um, troca de experiências e a construção e curadoria dos eventos realizados em colaboração.
Agenda JUNTOS em 2021
O pré-lançamento do evento (a semana dedicada ao voluntariado) aconteceu por meio de uma live, onde refletiu-se sobre a força e o poder da cooperação e da colaboração, do trabalho em rede para o engajamento no voluntariado e ainda, a realização em grupo cujos propósito, valores e causa são comuns. Isso aconteceu em julho/2021 com o convite para a Semana JUNTOS pelo Voluntariado. Já a Semana JUNTOS ocorreu de 23 a 27 de agosto. Reuniu mais de 25 palestrantes de todo o mundo contemplando os seguintes temas: O impacto do voluntariado em rede: Como o voluntariado pode contribuir para a redução das desigualdades sociais? Em um contexto de desigualdades sociais, o voluntariado em rede é o grande aliado na busca por impactos sustentáveis. O objetivo deste encontro é mostrar como JUNTOS somos mais e como o trabalho em rede é um potencializador da luta por mais igualdade em diferentes contextos, como: empreendedorismo, movimentos sociais e situações humanitárias de emergência. Cenário do Voluntariado Corporativo no Brasil e no Mundo Reunimos as pesquisas e censos de voluntariado empresarial realizadas no Brasil e no mundo. Elas com certeza além de trazerem o retrato e panorama atual, certamente apontarão caminhos e tendências. Tendências Globais e Voluntariado Corporativo: Um Relacionamento Estratégico É impossível falar em voluntariado empresarial sem considerar as tendências socioeconômicas que afetam globalmente nossas comunidades, principalmente em questões relacionadas ao desenvolvimento dos negócios e seu impacto multissetorial. Neste painel iremos refletir com um grupo de especialistas da região sobre a relação estratégica que existe entre a prática do voluntariado empresarial e tendências como ESG, Diversidade, Raça e Inclusão e a Agenda 2030. Voluntariado na educação: do presencial para o virtual A educação foi um dos setores que mais sofreu com o distanciamento social gerado pela pandemia do coronavírus. Os alunos da rede pública ficaram sem acesso à escola formal e ainda perderam muitas oportunidades com projetos sociais e de voluntariado que aconteciam de forma presencial. As mentorias online se tornaram uma grande oportunidade de minimizar a lacuna educacional para este público. Neste encontro, teremos um bate-papo entre representantes de instituições que buscaram oferecer soluções inovadoras e irão compartilhar boas práticas e desafios. O que faz voluntários felizes? Encerramos o ano de 2021 com um debate inspirador de voluntários para celebrar o Dia internacional do Voluntário: “não é que o mundo esteja pior, você que não fica sabendo das coisas boas que acontecem”.
Trouxemos a força e o poder do trabalho em rede, colaborativo e sobre os movimentos de filantropia e voluntariado, as experiências de voluntariado e voluntariado corporativo inspirando e mostrando como todos podem participar de alguma forma e fazer parte.
Agenda do JUNTOS para 2022:
- Pré-evento da Semana JUNTOS acontece dia 19 de julho, às 11h (Brasil) com o tema: Cenários Turbulentos, Mudanças Velozes
- Semana JUNTOS 2022 acontece de 29 de agosto a 2 de setembro.
Apresentando as redes da rede JUNTOS:
GEVE – Grupo De Estudos de Voluntariado Empresarial uma iniciativa que reúne profissionais e organizações com atuação e experiência em Voluntariado Empresarial. O Grupo teve início em dezembro 2009 é gerido por um grupo organizador de voluntários especialistas da área. Promove encontros gratuitos bimestrais para gerar aprendizado coletivo sobre programas de voluntariado empresarial. Já foram realizados 78 encontros, reunindo mais de 6 mil pessoas de mais de 700 empresas. Todo conhecimento é sistematizado e armazenado no site: www.voluntariadoempresarial.org.br
CLAVE – Conselho Latino Americano de Voluntariado Empresarial um espaço de inovação e criação compartilhada em voluntariado empresarial para o desenvolvimento da América Latina, nasce em 2015 com o apoio do IAVE. Suas empresas associadas são referências em RSE e voluntariado na região e no mundo. Juntos, eles reforçam a relevância dessas questões de forma transversal nas várias instâncias regionais e locais. Os três pilares do trabalho do CLAVE são: Rede Estratégica; Projetos Colaborativos e Compartilhamento de conhecimento. Hoje reúne 8 empresas http://empresasclave.org/
CBVE – Conselho Brasileiro de Voluntariado Empresarial é uma rede de parceiros de grande referência em voluntariado e espaço de inovação para compartilhamento e criação de experiências. Nossos encontros e trocas geram conteúdo relevante sobre voluntariado empresarial que compartilhamos com a sociedade. Inspiramos outras pessoas e organizações a alinharem esforços em nome de um futuro compartilhado que não deixe ninguém para trás, considerando a Agenda 2030 e os ODS, e os critérios ESG (Environmental, Social and Governance). Colaborando para que estes programas impactem comunidades, engajem colaboradores, promovam marcas e inspirem ainda mais. Hoje reúne 19 empresas. https://cbve.org.br/
CMVC – Conselho Mineiro de Voluntariado Corporativo: uma iniciativa da CDM, o CMVC promove encontros, eventos e ações integradas, com ênfase na troca de experiências e soluções práticas na governança de programas de transformação social e bem estar local. Tem o objetivo de difundir a experiência mineira de voluntariado corporativo; Criar sinergia e integração entre experiências de voluntariado coletivo e ainda fomentar a Responsabilidade Social das empresas de Minas Gerais, integrantes do CMVC. https://cdm.org.br/cmvc/
Atados Hub de Voluntariado Empresarial uma rede de intercâmbio em voluntariado empresarial criada pelo Atados em 2020. Com a proposta de proporcionar um espaço de troca, interação e co-criação de programas de voluntariado, o HUB integra mais de 25 empresas que realizam encontros de sinergia e também projetos em conjunto. Em 2021 será realizada uma ação de voluntariado compartilhada entre as empresas do HUB, com o intuito de potencializar o impacto da rede. https://empresas.atados.com.br/
Voluntare é rede internacional para a promoção do Voluntariado Corporativo na Europa e América Latina. Um espaço de encontro e colaboração entre organizações, empresas e pessoas. Trabalha de forma colaborativa e para desenvolver projetos para gerar ferramentas e serviços. Isto permite promover conjuntamente a qualidade e a inovação no Voluntariado Empresarial. Fazem parte da rede mais de 80 empresas e entidades, a mais importante rede de língua espanhola do mundo, com presença na Europa através da Volunteurope. https://www.voluntare.org
Conectadas, preparando a participação