Idis apresenta o Country Giving Report Brasil:os brasileiros estão engajados nas causas sociais e dispostos a contribuir para a solução de problemas
A pesquisa Country Giving Report Brasil, feita pela Charities Aid Foundation, sediada no Reino Unido em parceria aqui no Brasil pelo Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social (Idis), voltado ao apoio ao investidor social revela que 68% dos brasileiros fizeram alguma doação em dinheiro no último ano e metade deles foi movida pelo desejo de bem-estar pessoal. O levantamento ouviu 1.313 maiores de 18 anos com acesso à internet distribuídos por todo o país.
As principais conclusões geradas pela análise sobre doações individuais no Brasil são as
seguintes:
– Mais de dois terços das pessoas pesquisadas doou dinheiro nos últimos 12 meses* (68%), seja doando a uma organização social, a uma igreja ou organização religiosa, ou patrocinando alguém (sem fins comerciais).
– O apoio às organizações religiosas é a causa mais popular, com cerca de metade das pessoas pesquisadas fazendo doações dessa forma (49%). – A quantia típica (mediana) doada pelos que fizeram doações nos últimos 12 meses é de
R$250.
– Doar dinheiro diretamente na sede/escritório de uma organização social é a forma de doação mais popular (37%).
– Mais da metade dos pesquisados (52%) fez trabalho voluntário nos últimos 12 meses, e o apoio a organizações religiosas também se mostrou a causa mais popular (40%).
– Os brasileiros jovens, com idade entre 18 e 24 anos, apresentaram maior propensão fazer trabalho voluntário nas últimas quatro** semanas do que as pessoas mais velhas, com 41% tendo feito isso.
– “Ter mais dinheiro” é o fator mais citado pelos pesquisados como incentivo a doar mais nos próximos 12 meses, com cerca de seis em dez (59%) dizendo que isso os encorajaria.
(*) O período de 12 meses cobre agosto/2016 a julho/2017
(**) O período de 4 semanas refere-se a semanas de junho e julho de 2017, variando de acordo com a data da entrevista.