JUNTOS no FIFE 2025: redes unidas pelo voluntariado empresarial

Voluntariado Corporativo no cenário global: tendências e impacto social

O voluntariado corporativo, prática em que empresas incentivam e facilitam a participação de seus colaboradores em ações sociais, tem se mostrado um poderoso motor de transformação social e individual. O voluntariado gera impactos positivos em diversas áreas, como educação, meio ambiente, saúde, assistência social e cultura. As ações voluntárias contribuem para o desenvolvimento das comunidades, a promoção da cidadania além de fortalecer a reputação das empresas, engajar os colaboradores e contribuir para a sociedade.

O voluntariado corporativo já consolidado como uma força transformadora, capaz de gerar benefícios para todos os envolvidos, em 2025 destaca cinco tendências, moldando o futuro do setor e ampliando seu impacto positivo. Cada uma delas traz uma mensagem de inspiração de cada um dos membros da JUNTOS- Redes Unidas pelo Voluntariado Empresarial:

 

1. O Modelo Híbrido: A União do Presencial e do Online

A pandemia acelerou a digitalização do mundo, e o voluntariado não ficou imune a essa transformação. O modelo híbrido, que combina ações presenciais e online, veio para ficar. Essa flexibilidade permite que os colaboradores participem de atividades de voluntariado de acordo com sua disponibilidade e interesse, expandindo o alcance e a diversidade das ações.

“O aumento das ações online ocorridas durante a pandemia nos programas de voluntariado corporativo gerou maior diversidade nas formas de participação social dos colaboradores. Isto permitiu-nos adicionar novos voluntários e promoveu o voluntariado remoto com base em competências. Atualmente, essas ações online convivem com projetos presenciais que, entre outros impactos, ajudam a compensar os efeitos do trabalho remoto.” Celina Lesta Responsável de Voluntare para América Latina https://www.linkedin.com/in/celinalesta/

2. Investimento em Gestão e Mensuração de Resultados: Transparência e Eficiência

A profissionalização da gestão dos programas de voluntariado é fundamental para garantir a efetividade das ações. As empresas investem em planejamento, acompanhamento e avaliação dos resultados, buscando otimizar o impacto social e o retorno para a comunidade e para os colaboradores. A mensuração de resultados permite identificar os pontos fortes e as áreas de melhoria, aprimorando continuamente os programas.

“O voluntariado empresarial é uma ferramenta poderosa para a transformação social e o desenvolvimento empresarial, mas o seu verdadeiro impacto depende da gestão estratégica e da medição eficaz dos resultados. Investir no planeamento, monitorização e avaliação dos programas permite não só fortalecer o compromisso dos colaboradores, mas também gerar mudanças reais e mensuráveis nas comunidades. Só quando o voluntariado é gerido com rigor e alinhamento estratégico é que se torna um motor de inovação social. Raaida Mannaa, Diretora do Conselho Latinoamericano de Voluntariado Empresarial (CLAVE) https://www.linkedin.com/in/raaidamannaa/

 

3. Ações Emergenciais e Humanitárias: Resposta à Crise Climática e Desigualdade Social

As empresas estão cada vez mais engajadas em causas urgentes, como a crise climática e a desigualdade social. Ações emergenciais e humanitárias, que visam minimizar os impactos de desastres naturais e promover a inclusão social, ganham destaque. Essa atuação demonstra o compromisso das empresas com um futuro mais justo e sustentável.  Publicação do CBVE: https://www.cbve.org.br/acervo/cbve-publicacao-atuacao-em-rede-voluntariado-empresarial-acoes-emergenciais

“O voluntariado empresarial utiliza protocolos estruturados para conduzir ações emergenciais com agilidade e eficácia, garantindo uma resposta rápida para as comunidades em crise. Isto ao mesmo tempo que fortalece a cultura de solidariedade, também engaja os colaboradores e amplia a atenção as vulnerabilidades sociais e aos grupos em riscos socioambientais. “ Gestora da Secretaria Executiva do Conselho Brasileiro de Voluntariado Empresarial (CBVE) https://www.linkedin.com/in/gislaine-catanzaro-

4. Saúde Mental e Bem-Estar: O Voluntariado como Ferramenta de Desenvolvimento Humano

O voluntariado não beneficia apenas a comunidade, mas também os próprios voluntários. Estudos comprovam que a prática do bem faz bem à saúde mental e ao bem-estar, reduzindo o estresse e promovendo a sensação de propósito. As empresas reconhecem o valor do voluntariado como ferramenta de desenvolvimento humano, incentivando a participação dos colaboradores e oferecendo suporte para que eles se sintam engajados e motivados.

“Excelente ferramenta é o voluntariado corporativo para a promoção da saúde mental e do bem-estar, tanto pelo impacto direto de ações voltadas a esse tema quanto pelo próprio ato de se voluntariar. Participar de iniciativas sociais fortalece conexões, reduz o estresse, melhora o clima organizacional e gera um senso de propósito, beneficiando tanto os colaboradores quanto as comunidades atendidas. “ Vivian Ramos Gerente de Projetos da CDM https://www.linkedin.com/in/vivianramos1/

 

5. Cooperação e Trabalho em Rede: Multiplicando o Impacto

A colaboração entre empresas, organizações da sociedade civil e outras instituições é essencial para ampliar o impacto do voluntariado. O trabalho em rede permite compartilhar conhecimentos, recursos e experiências, unindo forças para enfrentar desafios complexos. A cooperação estimula a inovação e a criação de soluções conjuntas, fortalecendo o ecossistema do voluntariado.

“Apesar de essencial para o sucesso dos programas de voluntariado empresarial, o trabalho colaborativo, em rede nos desafia todo o tempo a superação de barreiras individuais, a construção de pontes entre diferentes atores, ao alinhamento com diferentes visões e interesses. Garantir o engajamento de todos, é fundamental para que resultados e impacto sejam potencializados. “ Silvia Maria Louzã Naccache Voluntária e fundadora do Grupo de Estudos de Voluntariado Empresarial (GEVE) https://www.linkedin.com/in/silviavoluntariado/

 

“O networking é fundamental para o desenvolvimento dos programas de voluntariado, conversar com profissionais de outras empresas e organizações nos permite gerar insights que pesquisas, cursos e outros conteúdos muitas vezes não proporcionam. Atuar em rede é estar sempre atualizado de boas práticas e conhecimentos compartilhados.” Michel Grahl Gerente de marketing do Atados https://www.linkedin.com/in/michelgrahl/

As tendências apontadas demonstram que o setor está em constante evolução, buscando novas formas de atuação e aprimorando seus resultados. É preciso estar sempre atento, trazer inovações e formatos que sejam inclusivos e diversos! As ações devem promover saúde mental, bem-estar e alegria. Ao investirem em gestão, mensuração de resultados, cooperação e ações criativas e acessíveis, as empresas demonstram seu compromisso com Programas de Voluntariado Corporativos longevos e transformadores, que promovem um futuro mais justo e sustentável, no qual o voluntariado é um pilar fundamental

A JUNTOS é uma rede colaborativa que reúne atores que fomentam, promovem, constroem conteúdo, compartilham conhecimento e experiências e trabalham pelo voluntariado empresarial:

GEVE – Grupo De Estudos de Voluntariado Empresarial www.voluntariadoempresarial.org.br

 

CLAVE – Conselho Latino-Americano de Voluntariado Empresarial https://www.linkedin.com/company/clavelatam/posts/?feedView=all

 

CBVE – Conselho Brasileiro de Voluntariado Empresarial https://www.cbve.org.br/

 

CMVC – Comitê Mineiro de Voluntariado Corporativo https://cdm.org.br/cmvc/

 

Atados Hub de Voluntariado Empresarial https://www.atados.com.br/


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