O Retrato da Doação no Brasil 2018

Desde século passado até os nossos dias, o mundo tem presenciado uma ascensão do papel representado por organizações da sociedade civil que, cada vez mais, são instrumentos de expressão dos anseios da população. No Brasil não é diferente. Aqui também presenciamos o aumento do protagonismo da sociedade civil e de suas organizações. Porém, para que essas instituições consigam continuar representando os desejos e pensamentos da população de forma independente, precisam contar com o apoio dos indivíduos, não só com doação de tempo, trabalho, conhecimento e influência, mas também com recursos financeiros. Por isso, são tão importantes as pesquisas.

Compreender o doador e promover campanhas e comunicação eficientes.

Publicado pelo IDIS, o relatório Giving Report 2018 Brasil faz parte de uma série internacional, produzida pela Aliança Global da CAF, uma rede mundial de organizações que trabalham nas fronteiras da filantropia e da sociedade civil. A série também inclui relatórios sobre a Austrália, Bulgária, Canadá, Índia, Rússia, África do Sul, Estados Unidos e Reino Unido. Esta é a segunda edição desta coleção exclusiva de relatórios por países.

Relembrando a edição de 2017 do Retrato da Doação no Brasil:

Giving Report Brasil 2017 country-giving-report-2017-brasil

A medida que a série cresce, poderemos analisar as tendências da doação pela primeira vez: o por quê e como as pessoas de diferentes idades e grupos sociais doaram em diferentes países; o modo como eles doam e a quem eles ajudam, além de compreender melhor a participação das pessoas em atividades sociais e cívicas, além de doações financeiras e voluntariado.

A metodologia deste relatório se baseia em dados coletados pelo YouGov a pedido da CAF. No Brasil foram feitas 1.022 entrevistas online entre 2 de agosto e 31 de agosto de 2018. O levantamento foi conduzido por um parceiro de pesquisas online do YouGov. Devido ao grau de penetração da internet no Brasil (45%), a amostra é representativa da população urbana e é ajustada aos dados demográficos conhecidos da população, incluindo idade e gênero.

Confira a edição 2018 do Giving Report Brasil 2018  – Retrato da Doação no Brasil

CAF-Brazil-Report-2018-Final

Principais conclusões
As principais conclusões de nossa análise sobre doações individuais no Brasil são as seguintes:
„„ As pessoas no Brasil continuam a doar dinheiro no mesmo ritmo registrado em 2017. Sete em cada dez (70%) doaram dinheiro nos últimos 12 meses, seja a uma organização social, a uma igreja ou organização religiosa, ou patrocinando alguém.
„„ As causas mais populares permanecem as mesmas do ano passado, com aproximadamente metade dos doadores (52%) apoiando organizações religiosas/igrejas.
„„ A quantia típica doada (mediana) ou patrocinada pelos que fizeram doações nos últimos 12 meses é de R$200.
„„ A doação em dinheiro é o método mais comum, sendo utilizado por cerca de dois terços dos doadores (68%).
„„ As principais razões para doar permanecem inalteradas desde 2017. “Porque faz com que se sintam bem” é a razão mais comum para a doação, com metade das pessoas citando esse motivo.
„„ De forma consistente com os resultados de 2017, mais de metade das pessoas (53%) fez trabalho voluntário nos últimos 12 meses.
„„ A maioria dos entrevistados considera que o impacto das organizações sociais no Brasil é positivo para as comunidades locais, para o Brasil como um todo e internacionalmente.
„„ “Ter mais dinheiro” é o fator mais citado pelos pesquisados como estímulo para as pessoas doarem mais tempo, bens ou dinheiro nos próximos 12 meses (57%).

IDIS:  https://www.idis.org.br/publicacoes/

CAF: https://www.cafonline.org/

YouGOV: https://yougov.co.uk/


Compartilhe:

Fale conosco

contato@voluntariadoempresarial.org.br