OXFAM traz pesquisa e dados sobre a desigualdade no Brasil

O país vive um cenário de extrema desigualdade. A população percebe isso, mas ainda associa a situação apenas à questão da renda. E, mais do que isso, não consegue compreender o tamanho do abismo, desconhecendo o seu lugar de fato na pirâmide social. Isso é o que revela a pesquisa promovida pela organização Oxfam Brasil, em parceria com o Instituto Datafolha, chamada ‘Nós e as Desigualdades’, e lançada no final do ano passado. A proposta foi identificar a percepção pública para investigar o que pensam os brasileiros sobre as desigualdades no país.

nota_informativa_Oxfam_Datafolha_Nos_desigualdades

O estudo revelou que 88% dos brasileiros acreditam pertencer à metade mais pobre da sociedade, e metade pensa que para estar entre os 10% mais ricos é necessário ter um ganho mensal superior a R$ 20 mil. No entanto, a realidade é bem diferente. De acordo com o IBGE, metade da população no Brasil vive, em média, com menos de um salário mínimo por mês, também é fato que, para figurar no grupo dos 10% que mais ganham, basta uma renda de pouco mais de três salários mínimos, segundo dados de 2015 da Pnad. Além disso, os 10% mais ricos apresentam uma enorme distância entre si, com rendas que variam de três a mais de 320 salários mínimos, expondo o nível de concentração da renda no país. Ou seja, essas e outras dimensões das desigualdades existentes no Brasil são desconhecidas da população.

A Oxfam já havia lançado no ano passado a pesquisa “A distância que nos une”, com dados bem impactantes sobre a desigualdade no país.

OXFAM Relatorio_A_distancia_que_nos_une

 

https://www.oxfam.org.br/    A Oxfam foi fundada em 1942, quando um grupo de pessoas se reuniu para uma campanha de arrecadação de alimentos com o objetivo de diminuir a fome e amenizar os danos causados pela Segunda Guerra Mundial. O comitê criado em Oxford, na Inglaterra, conseguiu enviar alimentos para mulheres e crianças que passavam fome na Grécia. Nas décadas seguintes, a Oxfam passou a atuar em outros continentes, chegando ao Brasil na década de 50 passou a apoiar e implementar projetos de desenvolvimento de longo prazo e a realizar campanhas que buscam conscientizar e incentivar mudanças necessárias para a redução da pobreza e desigualdade e a promoção da justiça social.  Oxfam Brasil faz parte de um movimento global que tem como objetivo construir um futuro sem pobreza, desigualdades e injustiças.

No site do GIFE entrevista e comentários sobre as pesquisas:

https://gife.org.br/pesquisa-da-oxfam-brasil-revela-o-que-a-populacao-brasileira-pensa-sobre-as-desigualdades-no-pais/?utm_campaign=redegife_1017_-_mailing_site_-_cadastros_newsletter&utm_medium=email&utm_source=RD+Station

 

https://gife.org.br/brasil-vive-um-cenario-de-desigualdades-extremas-aponta-oxfam-brasil/


Compartilhe:

Fale conosco

contato@voluntariadoempresarial.org.br