Voluntariado e Voluntariado Empresarial destaque no Termômetro da Doação
O Movimento por uma Cultura de Doação (MCD) é uma rede colaborativa que reúne pessoas e organizações com o objetivo de fortalecer a cultura de doação no Brasil, da qual faço parte. Lançado na última semana, o Termômetro da Doação nesta sua primeira edição é uma iniciativa inovadora do Movimento por uma Cultura de Doação que visa mapear e analisar o cenário da filantropia no Brasil e por meio de indicadores quantifica e qualifica o nível de engajamento, faz um diagnóstico de como anda a cultura de doação e traz reflexões e indicações do que é possível fazer para superar desafios e obstáculos.
O Termômetro da Doação é uma ferramenta fundamental também para acompanhar a trajetória, direcionar os esforços e fortalecer o ecossistema do voluntariado no Brasil.
O Termômetro da Doação é um instrumento complexo, composto por 46 rubricas que apresentam 40 índices de 18 fontes diferentes, abrangendo o período entre 2015 e 2023. ë possível compreender o resultado a partir das cinco diretrizes do MCD analisadas: diretriz1 é a que recomenda o desenvolvimento de uma educação para a cultura de doação; diretriz 2 traz a promoção de narrativas engajadoras; diretriz 3 e a importância de se criar um ambiente favorável às doações; diretriz 4 recomenda o fortalecimento das organizações da sociedade civil e a diretriz 5, propõe que todos (como nós), agentes que promovem a cultura de doação, trabalhem de maneira mais integrada e estratégica.
Os dados não são muito animadores, mas um dos destaques do Termômetro é o crescimento do voluntariado, com um aumento superior a 10% tanto no número de pessoas físicas atuando como voluntários (fonte: pesquisa doação Brasil) quanto de empresas engajadas em ações de voluntariado empresarial (fonte: Censo BISC). Dados que demonstram um avanço significativo na construção de uma sociedade mais colaborativa e comprometida com o bem comum.
Um coração voluntário é um coração doador! Afinal de contas, certamente o tempo é o mais valioso e precioso bem que alguém pode doar! A Pesquisa Voluntariado no Brasil já apontava em 2021 que 95% dos voluntários eram doadores de recursos materiais e 50% doadores de dinheiro. Feliz demais de fazer parte do MCD!
https://www.doar.org.br/