Voluntariado Empresarial no estudo sobre Investimento Social Privado e as estratégias que alavancam a agenda ESG’

O Estudo realizado pelo IDIS debate como as práticas de investimento social privado (ISP) e cidadania corporativa se correlacionam com a performance em sustentabilidade empresarial. O estudo debruçou sobre o ISE B3- Índice de Sustentabilidade Empresarial da bolsa de valores do Brasil. Índice que é realizado a partir de um questionário auto declaratório, preenchido pelas empresas, que mede as práticas de sustentabilidade em seis dimensões: Capital Humano, Governança Corporativa, Modelo de Negócios e Inovação, Capital Social, Meio Ambiente e Mudanças Climáticas, e que, desde 2024, incluiu o tema dos programas de Voluntariado empresarial.

O questionário relativo ao Investimento Social Privado é composto por seis questões em 2022 e 2023, e sete questões em 2024:

1. Diretrizes de gestão contempladas na política corporativa de Investimento Social Privado (ISP) da companhia

2. Ações da companhia relacionadas ao seu Investimento Social Privado (ISP)

3. Relacionamento das iniciativas de Investimento Social Privado (ISP) com as políticas públicas e/ou agendas coletivas para o desenvolvimento sustentável

4. Investimentos sociais com recursos oriundos de incentivos fiscais?

5. O valor do Investimento Social Privado (ISP) realizado voluntariamente e com recursos próprios da companhia representou que proporção da sua receita operacional bruta?

6. Em investimentos sociais de natureza não voluntária, a companhia adota, ao máximo possível, medidas análogas àquelas praticadas com relação ao seu Investimento Social Privado (ISP)?

7. Quais iniciativas estão contempladas no programa estruturado de voluntariado da companhia? (inseridas no ciclo 2024). Em relação ao voluntariado empresarial estas são as reflexões e questões apresentadas pela ISE B3:

a. Programa Previsto em política corporativa

b. Programa com recursos anuais e cronograma de ações definidas

c. Conscientização e estímulo à participação de funcionários de forma recorrente

d. Cessão de horas dos funcionários durante o horário do expediente

e. Seleção das entidades beneficiadas com v base no mapeamento de necessidades específicas dos stakeholders

f. Dados de participação dos funcionários reportados publicamente

g. A companhia não conta com programa de voluntariado estruturado.

No estudo do IDIS foram analisadas: • 143 empresas em 59 temas, em 2024; • 111 empresas em 63 temas, em 2023; • 85 empresas em 59 temas, em 2022.

Apesar do Voluntariado Empresarial não ter o destaque no estudo vale conferir, pois há uma influência direta entre a maturidade das ações de Investimento Social Privado e a atuação de um veículo filantrópico, parceria com stakeholders e protagonismo local da sociedade civil.

ISP_ESG_IDIS_2024_F3


Compartilhe:

Fale conosco

contato@voluntariadoempresarial.org.br