Voluntariado Empresarial nos Indicadores Ethos
Mais do que nunca, orgulho do passado e entusiasmos pelo que está por vir!
Em 1998, há 25 anos nasciam o Centro de Voluntariado de São Paulo e o Instituto Ethos, um fomentando as práticas de voluntariado e o outro as de responsabilidade social. Em 2001, na celebração do Ano Internacional do Voluntário o tema do voluntariado empresarial fez parte de estudos e reflexões do Instituto Ethos, na emblemática publicação: Como as empresas podem implementar programas de voluntariado, trazendo o processo de elaboração de um programa de voluntariado empresarial como uma experiência bastante particular, relevante ao ambiente corporativo e apontando um conjunto de recomendações e orientações do caminho a percorrer para um programa de sucesso.
Programas de Voluntariado Como implementar Ethos
A partir daí o tema do voluntariado empresarial fez parte dos caminhos traçados para os indicadores, no manual “Primeiros passos de responsabilidade social empresarial.”
PrimeirosPassos_Completo Ethos
Neste ano, acompanhei os diálogos Instituto Ethos com o CBVE e fico muito feliz de reencontrar o voluntariado empresarial nos “Indicadores Ethos para Negócios Sustentáveis e Responsáveis”, esta ferramenta de gestão que auxilia as empresas a incorporarem a sustentabilidade e a responsabilidade social em suas estratégias de negócio.
Os indicadores avaliam o quanto as empresas estão comprometidas com esses temas, auxiliando na definição de estratégias, políticas e processos. A nova geração dos indicadores Ethos foi desenvolvida para ser mais flexível e alinhada à realidade empresarial. Eles ajudam as empresas a incorporarem a sustentabilidade e a responsabilidade social em suas estratégias de negócio; avaliam o progresso das empresas em relação a esses temas e ainda fornecem informações para a tomada de decisão.
O voluntariado empresarial reaparece nesta nova ferramenta de Indicadores Ethos, dentro do tema: envolvimento com a comunidade e seu desenvolvimento subtema “envolvimento com a comunidade e seu desenvolvimento gestão de ações sociais”.
Sabemos o quanto os programas de voluntariado ampliam e fortalecem a relação com a comunidade e os investimentos. São reflexão norteadoras, vale a pena conferir:
“ 35.2 A empresa mapeou as necessidades da comunidade do entorno da área onde são executadas as operações; promoveu intervenções a partir dessas demandas e dos interesses dos empregados que atuam como voluntários; fez a divulgação dos projetos e programas estruturados do voluntariado; estimulou e continua estimulando a participação dos empregados, oferecendo oportunidades de trabalho voluntário e divulgando, em seus meios de comunicação, os resultados atingidos.
35.2.1 a empresa definiu uma área ou um responsável para o tratamento do tema.
35.2.2 a empresa realiza diagnósticos para identificar possíveis áreas de atuação na comunidade.
35.2.3 a empresa divulga internamente os projetos que apoia e desenvolve, oferecendo oportunidades de trabalho voluntário e estimulando a participação dos empregados.
35.2.4 a empresa mantém um plano anual de investimentos sociais, aplicando critérios de seleção e manutenção de projetos que objetivam o benefício público.
35.2.5 a empresa divulga seus projetos em seus meios de comunicação, relatando os resultados atingidos.”