Fórum de Voluntariado no RJ

No dia 12 de abril, no Centro de Convenções Sul América, no Rio de Janeiro aconteceu o Fórum de Voluntariado, promovido pela Rede Filantropia e pelo Grupo de Estudos de Voluntariado Empresarial.

o Fórum foi gratuito e reuniu mais de 150 pessoas debatendo os principais aspectos do mundo do voluntariado, tecnologias, voluntariado corporativo e mais!

O primeiro painel, com a curadoria de Silvia Naccache contou com palestrantes que trouxeram cases e  provocaram um debate muito participativo!

Voluntariado: um recurso relevante para a sociedade   

Recurso em todos os seus aspectos: contabilmente, já que o Brasil valora a hora voluntária,  recurso em forma de talentos, energia, tempo, trabalho e habilidades doados para as organizações da sociedade civil;  recurso que pode ser mobilizado por meio dos programas de voluntariado empresarial. E ainda mais recursos e visibilidade quando voluntários  apoiam a área de mobilização de recursos, tais como nos  bazares, eventos, mídias sociais, etc.   E certamente  o impacto local e global que isso gera na sociedade  ….  um exemplo é o engajamento mundial de cidadãos, voluntários pela agenda 2030 dos ODSs.

Panorama do Voluntariado e Mediação

Carolina Muller

Carolina Muller,  Cieds Pós-graduada em Gestão Empresarial (2008), administradora de empresa (2005), atualmente responsável pela gestão do Conselho Brasileiro de Voluntariado Empresarial – CBVE e PMO no CIEDS – Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável.  Mais de 8 anos de experiência em atuação na Petrobras somado aos desafios de trabalho em diversas outras organizações. Fluente em espanhol atuou por 4 anos na internacionalização da Petrobras atuando junto a diversos países, do Chile ao Japão, e por 2 anos como Coordenadora de Comunicação e RSA da Petrobras, no Chile. Dinâmica, positiva e estratégica, acredita que o trabalho em equipe, o serviço de excelência, o engajamento dos colaboradores e a Responsabilidade Social Corporativa é a chave do sucesso de uma instituição.

Panorama do Voluntariado FIFE 2019_Carolina Muller Cieds

Voluntariado e Aspectos Contábeis

Sandra Helena Pedroso

Sandra Helena Pedroso, Programa de Voluntariado da Classe Contábil do RJ  . Diretora do Ateliê de Cultura. Mestre em Sistema de Gestão de Projetos Sociais pela UFF e formada em Ciências Contábeis e. Nos últimos anos exerceu diversas funções na área cultural e cinematográfica. Foi Coordenadora Técnica da ANCINE, da Lei Estadual de Incentivo a Cultura e Membro do Comitê técnico da Lei do ISS/RJ, professora de produção na faculdade de cinema da Universidade Estácio de Sá e da faculdade de Produção Cultural da Candido Mendes. Atualmente como professora de Gestão Financeira na pós-graduação e no MBA de Produção Cultural da UCAM e na graduação do IUPERJ. Na área privada tem atuado como consultora administrativa e financeira de projetos culturais e sociais na: Secretaria de Cultura de Niterói, Textual Comunicação, Pedra Corrida, Izabel Jaguaribe, Jongo da Serrinha, Biblioteca Comunitária Tobias Barreto e com diversos ganhadores do Edital 2007 e 2010 da Petrobras Humanidades, etc. Produziu o espetáculo Suíte Funk na Caixa Cultural de Brasília e do Rio de Janeiro e os pilotos para televisão Carro de Paulista e Livros que amei. Participou como analista sênior, econômica e na comissão de seleção de projetos sociais da Petrobras nos anos de 2005, 2006 e 2007. No ponto de cultura do Grupo Nós do Morro e na Morena Filmes entre outros.

Apresentação  SANDRA PEDROSO

Voluntariado: Voluntários e as Organizações da Sociedade Civil

Pedro Ronam Marcondes

Pedro Marcondes Ronan, Argilando   Apaixonado pelo movimento do voluntariado e um otimista na busca por pessoas e ideias que contribuam para o desenvolvimento de questões sociais no Brasil e no mundo.  Fundador e diretor presidente da ONG ARGILANDO. Empreendedor social, advogado, consultor, palestrante e professor. Especialista em responsabilidade social corporativa, voluntariado empresarial e Terceiro Setor, com expertise em facilitação e gerenciamento de programas e projetos de desenvolvimento humano, cultural e socioambiental, alcançada em cursos, consultorias, treinamentos e outras experiências de trabalho, realizados, em organizações comunitárias, em organizações do Terceiro Setor e em grandes empresas, com experiência em agregar pessoas e organizações em torno de interesses comuns capazes de mudar o mundo, um passo de cada vez!

Apresentação  PEDRO RONAN Argilando

Voluntariado Corporativo: Voluntários e as Empresas   case TERNIUM

Maria Carolina de Almeida

Maria Carolina Almeida  Graduada em Marketing e pós-graduada em Gestão Empresarial pela Universidade Candido Mendes, Rio de Janeiro. Atuou em mercados diversos como o automobilístico, sucroalcooleiro e de comunicação. Hoje, desenvolve projetos sociais ligados a educação, cultura e diversidade, com objetivo de promover o desenvolvimento local e o relacionamento entre empresa e a comunidade. Hoje atua em Relações com a Comunidade e Programa de Voluntariado Empresarial na Ternium.

Apresentação Maria Carolina: Voluntariado Ternium – final2

O segundo painel coordenado por Roberto Ravagnani e trouxe três debatedores trazendo a tecnologia como facilitador do voluntariado: Helen Pedroso, , Rafael Medeiros, Rafael Costa e Luis Sergio Pereira.

20190409_132105

Instituto Ronald Voluntariado Helen Pedroso

Rio 2016_Seleção e Engajamento Rafael Costa

[wpvideo lQGIbM1S]

 

 

 

 


Compartilhe:

Fale conosco

contato@voluntariadoempresarial.org.br